Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a estímulos nocivos.
A estimulação da percepção tátil através da psicomotricidade é importante para o desenvolvimento da criança na educação infantil, pois desenvolve o componente motor (movimento) e cognitiva da criança contribuindo para uma rica aprendizagem e potencialidade da mesma
Sugestões de atividades - Percepção Tátil:
- Pressionar as mãos e as demais partes do corpo.
- Apalpar, sentir e discutir: o cabelo, as unhas, a pele e outras partes do corpo humano.
- Manusear massinha de modelagem, argila, areia molhada, massa de pão, etc.
- Usar as mãos para separar objetos de sala de aula conforme: tamanho, peso, consistência.
- Diferenciar o que pode ser manipulado, segurado e o que não pode. Ex: objetos sólidos e fumaça, ar, frio, quente, etc.
- Separar objetos de diversas texturas.
- Separar objetos formado pares, utilizando um atributo (tamanho, peso, consistêcia, forma, etc.)
- De olhos vendados, perceber e diferenciar objetos, utilizando um dos atributos conhecidos.
- Retirar (olhos vendados) ibjetos de um saquinho, também utilizando atributos conhecidos.
- Diferenciar pelo tato a forma de objetos familiares como: garfo, faca, colher, copo, bola, sapato, moeda, bola, etc.
- Adivinhar o objeto tocado, que deverá estar escondido por baixo de uma toalha.
- Distinguir de olhos fechados, vários tipos de tecidos: algodão, veludo, seda, camurça, lã, etc.
- Diferenciar, de olhos fechados, o plástico, o tecido, a madeira, a lixa, o papel.
- Provar diversos sabores e dizer o que é gostoso ou ruim.
- Andar sobre diferentes texturas: grama, areia, terra, papel, carpet, cimento, madeira, água (com sapato e descalço).
- Rolar sobre essas diferentes texturas.
- Sentir coisas frias, quentes e mornas, diferenciando-as.
Nenhum comentário:
Postar um comentário