Os festejos escolares são mais uma forma de fortalecer o aprendizado.
FESTAS JUNINAS
Nessa data comemorativa há uma afirmação de identidade cultural, pois, relembram o passado, porque quando se recria o cenário dos arraiais e apresentam-se danças das regiões há um resgate cultural e fortalece a identidade de um povo. Esse resgate deixa de ser apenas oral, como muitas vezes são passadas as culturas de um povo e passa ser concreto.
As festas juninas proporcionam um ensino aprendizado-dinâmico dinâmico em torno de manifestações culturais, gastronomia, significação e origem de elementos históricos. Elas também promovem o relacionamento interpessoal e confraternização que nenhuma outra data consegue realizar.
Além de ser a festa mais reproduzida e recriada nas escolas é também um bom momento para desenvolver um projeto de aprendizagem, porque é um trabalho sócio-cultural. Dessa forma, a escola pode e deve tomar partido dessa data para elaborar com as crianças atividades que lhes tragam o conhecimento assim como atitudes e valores.
É uma experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada, além de motivar o aluno a participar, bem como possibilita trabalhar interdisciplinarmente de forma significativa. Porque escola é um espaço de formação ampla do educando, onde aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades.
Dessa forma, o acesso às experiências culturais diversas e a novas linguagens, contribui para o desenvolvimento do aluno como sujeito sociocultural, crítico e criativo.
Objetivos do desenvolvimento de um projeto ensino-aprendizado Festas juninas:
• refletir sobre vivências e experiências, dando a oportunidade dos alunos aprenderem conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia,
• respeitar o próximo,
• aprender trabalhar em grupo,
• ser criativo,
• ter uma linguagem bem desenvolvida,
• constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas,
• ser perceptivo aos fatores críticos;
• trabalhar conteúdos da série de forma significativa.
Apresentação do projeto Festas juninas
Apresentaremos um trabalho educacional tendo como eixo temático as festas juninas, não tem haver com uma religião específica, mas sim contribui para incentivar a participação geral. Trata-se de um momento em que elas aprendem, divertem-se e experimentam uma integração, além de ser um trabalho interdisciplinar.
O tema Festas Juninas pode ser explorados de forma ampla e interdisciplinar, com a conseqüente realização de pesquisas e experiências de primeira mão. Possibilita ainda a realização de inúmeras atividades de organização e de registro, feitas individualmente, em pequenos grupos ou com a participação de toda a turma.
O professor neste projeto é o organizador e mediador, pois busca de informações, que estimula a curiosidade e a criatividade do grupo. Alguém que, acima de tudo, entende que os alunos não são receptores passivos, mas sujeitos com interesses e que estão construindo sua história e no caso do tem Festas Juninas, estão reconstruindo a cultura que estão imersos.
Para tanto a escola passa a ser um espaço de busca, de reflexão crítica e que trabalha com várias fontes e áreas do conhecimento.
Justificativa
Faz-se necessário desenvolver na escola temas que fazem parte da cultura do nosso país, porque representa um dos pilares fundamentais do conhecimento sobre a vida social e cultural de um povo. E para o aluno aprender fazendo é muito importante para a formação do educando, porque a prática revela o prazer de conhecer.
Objetivos:• Conhecer as características das festas juninas;
• Respeitar o homem do campo e sua cultura;
• Promover interesse e participação na atividades de ensino-aprendizado;;
• Valorizar festa junina dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e culturais;
• Promover o relacionamento interpessoal.
Metodologia
Trabalhar os aspectos históricos, socioculturais e as curiosidades que acompanham os festejos juninos, todos os anos, não impede a escola de incrementar o arraial escolar com algo novo, reforçado pelas atividades lúdicas. Para isso, é preciso que o educador seja criativo, inovador e busque mesclar as características tradicionais com os conteúdos
Serão trabalhas atividades de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.
Avaliação:
A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
Conclusão
O projeto pode ser finalizado com apresentação de alguns trabalhos, num painel de fotos do projeto e com a realização de uma Festa Junina.
• Respeitar o homem do campo e sua cultura;
• Promover interesse e participação na atividades de ensino-aprendizado;;
• Valorizar festa junina dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e culturais;
• Promover o relacionamento interpessoal.
Metodologia
Trabalhar os aspectos históricos, socioculturais e as curiosidades que acompanham os festejos juninos, todos os anos, não impede a escola de incrementar o arraial escolar com algo novo, reforçado pelas atividades lúdicas. Para isso, é preciso que o educador seja criativo, inovador e busque mesclar as características tradicionais com os conteúdos
Serão trabalhas atividades de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.
Avaliação:
A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
Conclusão
O projeto pode ser finalizado com apresentação de alguns trabalhos, num painel de fotos do projeto e com a realização de uma Festa Junina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário