O projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido. Todo o trabalho que foi desenvolvido pelas crianças, passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
Objetivos:
•Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.
•Conhecer o corpo como criação de Deus e obra perfeita onde cada elemento é fundamental para que possamos viver em equilíbrio;
•Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos;
•Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
•Conhecer histórias e músicas referentes ao projeto
Atividades Previstas:
• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?); vestir e desvestir a roupa e sapatos;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca;
• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?); vestir e desvestir a roupa e sapatos;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca;
• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis, etc.); histórias, imitação, expressões fisionômicas;
•Confecção de boneco de jornal;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis, etc.); histórias, imitação, expressões fisionômicas;
•Confecção de boneco de jornal;
•Jogo de adivinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do corpo com giz.
(sugestões> escola nossa senhora estrela do mar)
corpo maluco |
corpo com peças de montar |
desenho de cartaz do corpo humano diferenças e semelhanças de meninos e meninas |
boneco reciclado |
medindo a turminha |
pesando a turminha |
hora do conto MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário