quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hora do Conto: João e Maria

     No dia 16/8, os alunos da pré-escola receberam uma visita muito legal. Uma bruxa boazinha surpreendeu a todos quando apareceu na biblioteca da escola e os convidou para ouvirem uma linda história, a história de João e Maria.

João e Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

     João e Maria (título original:Hänsel und Gretel) é um conto de fadas de tradição oral e que foi coletado pelos irmãos Grimm.

     Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a familia não tem mais condições de mantê-los. No caminho pela floresta João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e caracteristico da obra, acabam sendo comidas pelos passáros e com isso João e Mária acabam perdidos na floresta.
     Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as crianças para depois comer de sua carne. Enquanto João se alimentava e aos poucos engordava, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima.
     Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam jogando-a dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário