quinta-feira, 26 de julho de 2012

Um lindo presente para as vovós


      O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
     As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
      Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
     Aproveitando esta data, nossa turminha preparou lindas almofadas de presente para as vovós e um lindo cartão para os vovôs para dizer o quanto  lembramos deles.



POEMA:

A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor. Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria. A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos dengando, nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência. Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor. Amamos você Vovó...




























Comemora-se o Dia dos Avôs e Avós em 26 de julho. E esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

HISTÓRIA

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram deMaria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hora do Conto -- A colcha de Retalhos


Recortando retalhos para fazer uma colcha, os personagens vão reunindo e costurando lembranças. Entre recordações engraçadas, tristes, alegres e embraçosas Felipe descobre o sentido da saudade. Nesta história são resgatados os valores das memórias que fazem parte da constituição da identidade de cada um. 










sexta-feira, 20 de julho de 2012

É tão bom ter um amigo -- 20 de julho dia do amigo

     Em comemoração ao dia do Amigo, nossa turma realizou a brincadeira "vem cá me dá um abraço!". Essa brincadeira nos ensina o quanto é bom dar e receber um abraço e o quanto é valioso termos um amigo ao nosso lado para dividirmos nossas alegrias, tristezas e todos os sentimentos que nos rodeiam.
FELIZ DIA DO AMIGO!!!








terça-feira, 10 de julho de 2012

Hora do conto: A Arara Cantora

     Conto infantil que narra a história de uma arara chamada Aurora. Ela passa o tempo todo a cantar e certo dia decide que vai ser uma cantora. Depois disso, cantava o dia e a noite inteira e a bicharada não aguentava mais tanta cantoria. Até que certo dia Aurora ficou rouca e a bicharada comemorou.









sexta-feira, 6 de julho de 2012

Desenho raspado


     Pintura com giz de cera e tinta nanquim

# pinta o papel com giz de cera formando um arco-íris gigante;
# sobre a folha toda pintada, passe a tinta nanquim ou giz de cera preto;
# faça desenhos com lápis, clipes, ponta da tesoura ou prego;
# a tinta preta sairá coma a raspagem e desenhos coloridos surgirão.

LINDO!!!!