segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lá vem a Bruxa Gorducha, E a Vassoura Magricela, Quem tem medo dela?

Halloween - Dia das Bruxas

Dia das Bruxas - halloween

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Nossa turma, lembrou das bruxas durante a Hora do Conto com o livro "A bruxa gorducha e a vassoura magricela". Um livro cheio de rimas e lindas ilustrações!!!!

Iza recontando a história









quarta-feira, 26 de outubro de 2011

I Show de Talentos -- Fazendo Arte na Pré-Escola

SHOW DE TALENTOS
     O I Show de Talentos – Fazendo Arte na Pré-Escola é um projeto que visa estimular a parte artística dos alunos, incentivar e divulgar a produção da arte estudantil, revelar novos talentos e levar arte e cultura a comunidade escolar.
      O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Becker, de agosto a outubro e suas apresentações realizaram-se no dia 25/10, abrindo espaço para todas as manifestações artísticas e culturais dos alunos, com apresentações de músicas, danças, dublagem, poemas, contação de histórias,etc, e exposição de alguns trabalhos realizados em aula.
     O Show de Talentos não teve caráter de competição, mas de participação. Por isso, todos os participantes receberão certificados pela participação no I Show de Talentos – Fazendo Arte na Pré-Escola.
  
     "A arte é, inegavelmente, um instrumento propulsor de transformações sociais.
     A oportunidade de fazer arte é extremamente valiosa. Poder estar em um palco e se expressar em determinada vertente artística provoca intensas e positivas repercussões, e se configura em experiências rica de significados, em especial quando a vivência se dá durante a infância: nesta fase da vida, as lembranças ganham contornos duradouros, e são levadas por toda a vida.
     Portanto, valorizar a arte dos nossos alunos é a maneira mais certa de contribuir para o nascer e o florescer dos talentos que habitam o interior de cada um. Para isto, o Show de Talentos é o caminho."
    














































 





















terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ser professor é...

Ser professor é...

Ser professor
é professar a
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

FonteMensagens e Poemas
http://mensagensepoemas.uol.com.br/professores/ser-professor-e-3.html




domingo, 16 de outubro de 2011

Festa da colheita

        Para comemorar a colheita de cenouras da horta, os alunos fizeram um delicioso bolo de cenoura. Muita diversão na cozinha e hum.....um cheirinho gostoso que exalou pela escola!!!!!












QUEBRANDO OS OVOS


UM PEQUENO ACIDENTE COM UM DOS OVOS...HHAHAHAH
ACRESCENTANDO MEIA XÍCARA DE ÓLEO

MEDINDO DUAS XÍCARAS DE AÇÚCAR
NÃO PODE ESQUECER DO FERMENTO PRA PODER CRESCER

RASPANDO AS CENOURAS
LAVANDO AS CENOURAS

ATENÇÃO AO OUVIR A RECEITA
BATENDO OS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR
HORA DA FARINHA

MISTURANDO TUDO
MEXE, REMEXE
UNTAR PARA NÃO GRUDAR
COLOCANDO A MASSA NA FORMA
PROVANDO A MASSA DO BOLO

ANOTANDO A RECEITA NA SALA
BOLO ASSADO

APROVEITAMOS O BOLO PARA CANTAR PARABÉNS PARA A ELO
ANIVERSARIANTE CORTANDO O BOLO
O PRIMEIRO PEDAÇO DO BOLO, DADO PELA ANIVERSARIANTE
REPARTINDO O BOLO
DELÍCIA!!!!!
E AS ESPECIALISTAS EM FAZER ÓTIMOS LANCHES, APROVARAM O NOSSO BOLO!